Fernando Mitre

Mitre: o desafio de reerguer o Rio Grande do Sul em meio às mudanças climáticas

Fernando Mitre analisa a situação do Rio Grande do Sul após novas chuvas e inundações em Porto Alegre

Por Fernando Mitre

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

Novos deslizamentos, elevação de rios e inundações agridem as populações gaúchas, depois das chuvas intensas de agora, com expectativa de mais água e mais sofrimento no fim de semana.

Nesta situação de avanços e recuos, com novas mobilizações e ações de salvamento, moradores de vários bairros de Porto Alegre tiveram que deixar suas casas, para onde já tinham voltado.

Os planos para a recuperação das áreas inundadas e o enorme e longo desafio da reconstrução de tudo o que foi destruído são acompanhados do diagnóstico que se confirma a cada momento na avaliação dos especialistas. As mudanças climáticas, suas surpresas com a dimensão e alcance dos desastres naturais, estão tornando insuficientes os critérios de análise e aprovação das infraestruturas urbanas. Não atendem mais com segurança a realidade em transformação.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais