Fernando Mitre

Mitre: combate às fake news é desafio dos tribunais eleitorais neste ano

Fernando Mitre analisa atuação dos tribunais eleitorais contra fake news nas campanhas de 2024

Por Fernando Mitre

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

O Tribunal Regional de São Paulo, assim como outros tribunais regionais, está preparando medidas e atitudes para a maior eficiência no combate a fake news na campanha eleitoral.

Conhecemos, de sobra, o potencial de estrago que essas fake news podem produzir numa eleição. Exemplos não faltam. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já distribuiu normas e segue preparando outras providências, enquanto já pôs em funcionamento um centro integrado, ligado aos tribunais, contra a desinformação, inclusive de olho na inteligência artificial, que é um tremendo desafio.

Mas há outro aspecto, complementar e ainda não resolvido, a questão das big techs. Longe de qualquer ideia de censura, que não tem nada a ver com uma solução saudável para esse problema, já passa da hora de o país ter uma legislação nesse sentido.

Falta essa lei, regulamentando o setor, responsabilizando as big techs pelo que divulgam. O que não pode fora da internet não deve poder também dentro dela. Parece óbvio, mas não para todos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais