Jornal da Band

Covid-19: 76 bebês com anticorpos serão acompanhados por dois anos

Pesquisadores querem descobrir quanto tempo deve durar a proteção

da Redação com Jornal da Band

Presença de anticorpos não é garantia de imunidade Pixabay
Pixabay

Os mais de 70 bebês que nasceram em Minas Gerais com anticorpos para covid-19 serão acompanhados por pelo menos dois anos por pesquisadores locais, que pretendem analisar o desenvolvimento infantil e descobrir quanto tempo deve durar essa proteção.

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou nesta semana os resultados preliminares desta pesquisa. Já foram testadas 576 duplas de mães e bebês e identificados ao menos 76 recém-nascidos com anticorpos.

O estudo inédito utiliza o teste do pezinho e a testagem das mães para identificar a infecção e conta com parceria do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e da Universidade Federal de Uberlândia.  

O objetivo é chegar a 4 mil duplas de mães e bebês testadas.  

Mas é importante lembrar: a presença de anticorpos não é garantia de imunidade contra a covid-19.  

“A gente não pode afirmar com o teste que fizemos que estes anticorpos são ativos e em quantidade suficiente para neutralizar uma possível infecção pelo coronavírus. É uma esperança porque indica que vale ainda testar essa hipótese”, disse Cláudia Lindgren, professora da Faculdade de Medicina da UFMG.  

CTA Desktop

Mais notícias

Carregar mais