Notícias

Representantes da Rússia e da Ucrânia voltam a se reunir para negociações

Autoridades tentarão fechar novo acordo para cessar-fogo; últimas tentativas fracassaram

Da Redação

Representantes da Rússia e da Ucrânia voltam a se reunir nesta segunda-feira (7) em uma terceira rodada de negociações para tentar um cessar-fogo na região. A última, que aconteceu quinta (3), terminou com o apoio das partes para a formação de um corredor humanitárioo que acabou fracassando

Os russos prometeram abrir corredores humanitários em Kiev e mais três cidades ucranianas: Kharkiv, Sumy e Mariupol. Segundo a agência de notícias Sputnik, a delegação russa já está a caminho do encontro. 

No fim de semana, um dos negociadores ucranianos, o deputado Denis Kireiev, foi morto. O exército diz que ele morreu lutando pelo país; já a imprensa russa fala que foi executado por traição.

Vídeo: Rússia permite cessar-fogo em quatro cidades da Ucrânia

Exigências de Rússia e Ucrânia

A imprensa ucraniana afirmou que a Rússia teria exigido, além do fim da expansão da Otan, o comprometimento da Ucrânia em documentar um status de não adesão a nenhum bloco e realizar um referendo sobre isso.

Moscou ainda pediu o reconhecimento, por parte do governo ucraniano, de regiões dominadas por separatistas, Donetsk e Luhansk, cidades que se autodeclaram repúblicas populares pró-Vladimir Putin.

Outra exigência do governo russo diz respeito a Moscou não devolver a Península da Crimeia à Ucrânia, anexada pelo Kremlin na crise de 2014. Kiev, porém, pediu um cessar-fogo imediato, além das retiradas das tropas russas do país.

Ataques no fim de semana

O governo da Ucrânia anunciou neste último domingo (6), através do Twitter, que o aeroporto de Vinnytsia estava "completamente destruído" depois de um ataque com oito mísseis. "Um ataque em Vinnytsia consistiu em oito mísseis. O aeroporto está completamente destruído", diz a postagem.

Ainda de acordo com a publicação, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo aos líderes mundiais. "Se vocês não nos derem pelo menos uma aeronave para que possamos nos proteger, há apenas uma conclusão: vocês também querem que sejamos mortos muito lentamente. Também é responsabilidade dos políticos mundiais, líderes ocidentais, a partir de hoje – e para sempre", afirmou. 

Mais cedo, o único ponto para a retirada de civis que tentavam sair de um distrito nos arredores de Kiev sofreu um bombardeio. Os ataques aconteceram na cidade de Irpin, que fica a cerca de 25 quilômetros de distância da capital.

Autoridades disseram que a região estaria sob intenso bombardeio enquanto as forças russas se aproximavam de Kiev. Segundo a imprensa local, os soldados atiraram deliberadamente contra ucranianos que tentavam atravessar uma ponte destruída. As autoridades falam em ao menos três mortos – entre eles, duas crianças.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais