Fórmula 1

Abu Dhabi terá pneus mais macios da F1 antes de testes com compostos de 2023

F1 começa testes de pós-temporada em Yas Marina já na terça-feira (22)

Da redação

F1 começa testes de pós-temporada em Yas Marina já na terça-feira (22)
F1 começa testes de pós-temporada em Yas Marina já na terça-feira (22)
Emanuel Colombari/Band

A Pirelli apostou nos pneus mais macios de sua gama da Fórmula 1 para o Grande Prêmio de Abu Dhabi deste final de semana. Assim, terá o pneu C3 como o mais duro (branco), o C4 como o médio (amarelo) e o C5 como o mais macio (vermelho).

A decisão da fornecedora oficial de pneus da categoria se baseou nas características do circuito de Yas Marina: o asfalto é considerado pouco abrasivo, o que permite o uso de compostos menos duradouros. Além disso, a pista sofre com a queda de temperatura ao longo da corrida do domingo, já que a largada acontece no fim da tarde (17h no horário local, 10h de Brasília) e a chegada acontece já à noite (19h no horário local, 12h de Brasília).

As atividades, no entanto, não se encerram no domingo. Já na terça-feira (22), as equipes começam os testes de pós-temporada em Abu Dhabi, com novidades entre pilotos e equipes. Os carros ainda utilizaram os pneus slick de 2023 que foram testados durante os finais de semana dos GPs dos Estados Unidos e do México.

“Em Abu Dhabi, uma temporada verdadeiramente emocionante chega ao fim. As modificações do ano passado em algumas das retas e curvas na pista de Yas Marina tornaram o circuito mais rápido, equilibrando as demandas longitudinais e laterais dos pneus – enquanto anteriormente era mais sobre tração e frenagem. Apesar dessas mudanças no layout, ainda haverá muita atenção aos pneus traseiros, a fim de garantir a melhor tração em stints mais longos”, analisou Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli.

“Na terça-feira após o Grande Prêmio de Abu Dhabi, os pneus slick de 2023 serão testados durante um dia inteiro, onde as equipes poderão decidir seus planos de corrida, bem como quais pilotos usar: pilotos de corrida ou jovens pilotos”, acrescentou.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais