Fórmula 1

Autoridades confiscam propriedade de família de Nikita Mazepin na Itália

Ação contra endereço na Sardenha é parte de operação da Itália contra empresários ligados ao presidente da Rússia, Vladimir Putin

Da redação

Ação contra endereço na Sardenha é parte de operação contra empresários ligados a Putin
Ação contra endereço na Sardenha é parte de operação contra empresários ligados a Putin
Reprodução

Autoridades italianas confiscaram nesta segunda-feira (11) um imóvel pertencente à família de Nikita Mazepin, piloto russo que correu pela Haas na temporada 2021 da Fórmula 1. A informação foi divulgada pela Guarda de Finanças, principal força policial da área financeira da Itália.

A operação congelou o contrato de uma propriedade avaliada em 105 milhões de euros (pouco menos de R$ 540 milhões em valores atuais) da família Mazepin. O alvo foi um endereço rural em Ólbia, no norte da ilha da Sardenha.

“No âmbito das investigações para identificar os recursos económicos atribuíveis aos sujeitos incluídos no Anexo I do Regulamento (UE) n.º 269/2014, foi decretada uma ordem de congelamento contra o russo Dmitry Arkadievich Mazepin e o seu filho Nikita Dmitrievich Mazepin (...), tendo por objeto um conjunto imobiliário residencial localizado no Município de Olbia, no valor aproximado de 105 milhões de euros, atribuível às referidas matérias através de um veículo corporativo estrangeiro”, informou comunicado da Guarda de Finanças.

A ação é parte de um plano de ação do governo italiano contra milionários e bilionários ligados ao presidente do país da Rússia, Vladimir Putin, pela invasão ao território da Ucrânia no fim de novembro.

Nas últimas semanas, a Itália tomou propriedades rurais e iates de oligarcas russos, avaliados em mais de 900 milhões de euros (mais de R$ 4,6 bilhões), em cumprimento a sanções da União Europeia.

Nikita Mazepin ainda não se pronunciou sobre a ação. O piloto russo foi dispensado pela Haas durante a pré-temporada 2022 da F1, e foi substituído na equipe pelo dinamarquês Kevin Magnussen.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais