Jornal da Band

Guerra na Ucrânia deve provocar mais uma crise de refugiados na Europa

País vizinho, a Polônia disse que irá receber os refugiados ucranianos

Por Felipe Kieling

A guerra na Ucrânia deve provocar mais uma crise de refugiados no continente europeu. Milhares de ucranianos tentam deixar o país.

Centenas de pessoas tentaram a via aérea para deixar a Ucrânia, mas todos os voos foram cancelados por causa dos bombardeiros realizados pelo exército russo.

Quem resolveu ficar, buscou abrigo em estações de metrô, usadas como bunker, ou encarou filas enormes para sacar o máximo de dinheiro possível em caixas eletrônicos.

A vizinha Polônia abriu os braços e disse que irá receber refugiados ucranianos, mas essa é apenas a porta de entrada na União Europeia. Muitos vão seguir viagem para outros países como França, Alemanha e Espanha.

A Ucrânia não faz parte da União Europeia, portanto, seus cidadãos não têm livre circulação no continente. Mesmo assim, líderes europeus já sinalizam que vão acolher quem decidiu partir.

A fila de carros para entrar em Medyka, no lado polonês, era gigante e muita gente cruzou a fronteira a pé.

E para quem ficou, a convocação para lutar. O governo ucraniano disse que irá disponibilizar armas para quem quiser defende seu país. É uma situação de desespero para quem foge e quem fica.

CTA Desktop

Mais notícias

Carregar mais